A maioria das pessoas que desejam ter um site não sabem o que é hospedagem de site, por isso este é um questionamento bastante comum.
Basicamente hospedagem é o lugar onde ficam armazenados os arquivos de um site. Qualquer site disponibilizado na internet, precisa estar hospedado em um servidor, que pode ser até um computador pessoal, embora isso não é recomendado, pois em um computador pessoal não será possível disponibilizar o site de forma eficiente.
É importante também que possua um domínio para apontar para sua hospedagem, mas caso não saiba o que é, leia também o post abaixo:
O que é um domínio e como registrar?
Como funciona uma hospedagem de site?
Hospedar um site é algo similar ao alugar uma casa, você vai pagar um aluguel para utilizar o espaço, esse aluguel pode ser mensal ou por períodos maiores, é possível inclusive assinar um pacote para vários anos, o que pode ser interessante, afinal assim é possível conseguir um preço bem reduzido se comparado com o mensal.
Alem do armazenamento dos arquivos do site, semelhantemente é possível ter outros serviços agregados a hospedagem de site, estes serviços podem variar bastante de uma empresa para outra, segue abaixo uma lista com os principais serviços que geralmente são fornecidos:
- Certificado SSL
- Hospedagem de e-mails
- Banco de dados
- Suporte
- Backups automatizados
- Auto-instaladores (Ex. WordPress)
Principais tipos de hospedagem de site
Há 20 anos mais ou menos, existiam poucas opções de hospedagem para pequenos sites, mas com o avanço da tecnologia surgiram novas plataformas e novas estruturas de sites, possibilitando assim uma grande diversidade de serviços. Veja alguns deles:
Hospedagem compartilhada
Sem dúvidas esta é a mais usada, a maioria dos sites utiliza este tipo de hospedagem, visto que tem um custo bem reduzido. Mesmo sendo de baixo custo, os recursos oferecidos atentem muito bem a sites pequenos ou com poucos acessos, por isso é o ideal para quem está começando e precisa de poucos recursos.
Vantagens:
- Baixo custo
- Painel de controle fácil de usar
- Vários recursos disponíveis
Desvantagens:
- Algumas limitações de configuração do servidor
- Por ser compartilhado os recursos do servidor, às vezes em momentos de pico pode haver instabilidades.
Hospedagem WordPress
Atualmente o WordPress é a plataforma mais utilizada para elaboração de sites, por isso surgiram hospedagens desenvolvidas exclusivamente para esta plataforma. Sendo assim é possível ter um ambiente pré configurado, facilitando o uso para usuários iniciantes.
Vantagens:
- Baixo custo
- Instalação automática do WordPress
- Temas e Plugins pré-instalados
- Outros recursos que variam de acordo com o provedor.
Desvantagens:
- Ser exclusivo para sites WordPress, portanto não contem outros serviços inclusos em outros tipos de hospedagem
Hospedagem VPS
Assim como a hospedagem compartilhada, no VPS (Virtual Private Server) os recursos do servidor também são compartilhados por diversos usuários. Mas no neste caso é reservado uma parte dos recursos exclusivamente para o seu uso.
O VPS é uma ótima alternativa para um site de médio porte que precisa de mais espaço ou que tenha um maior tráfego. Embora forneça recursos dedicados pode ser prejudicial também se for contratado um plano muito próximo a necessidade.
Vantagens:
- Baixo custo se comparado a um servidor dedicado
- Espaço e tráfego exclusivos
- Acesso root
- Fácil customização
Desvantagens:
- Necessidade de conhecimento técnico especializado
Hospedagem Cloud
Neste caso seus arquivos não ficam armazenados em um único servidor, por isso é possível ter uma performance melhor, quando um servidor encontra-se com problemas ou atingiu seu limite, o acesso é automaticamente redirecionado para outro servidor. Desta maneira o site praticamente não fica fora do ar (downtime).
Vantagens:
- Mais rápido
- Menos problemas de instabilidade
- Queda de um servidor não prejudica o site
- Liberação de recursos de acordo com a demanda
- Pagamento de acordo com a demanda
Desvantagens:
- Não ter preço total definido
Servidor dedicado
Neste caso a empresa lhe fornece um servidor físico exclusivamente para seu uso, por isso, esse é o recurso mais avançado no que se trata de hospedagem de sites.
Embora este seja um excelente recurso, é muito mais do que a necessidade da grande maioria dos usuários. Na verdade é um serviço que só se faz necessário para grandes sites ou necessidades especificas.
Vantagens:
- Controle total
- Mais confiável
- Acesso total
Desvantagens:
- Alto custo
- Necessidade de conhecimento técnico especializado
Hospedar no Brasil ou no exterior, qual a melhor opção?
A maioria dos planos de hospedagem oferecidos no Brasil tem seus servidores alojados em data centers fora do país, principalmente nos EUA. A hospedagem no exterior é mais barata e isso é um atrativo para um site que está começando.
Quanto a desempenho vai depender muito do tipo de aplicação, em um ecommerce mais robusto com certeza é melhor hospedar no Brasil, mas em um site institucional ou blog não vai fazer tanta diferença.
Qual empresa de hospedagem de sites contratar?
Existem diversas empresas de hospedagem no mercado, mas é importante escolher uma empresa confiável, assim você evita problemas futuros.
Se você contratou alguma empresa ou profissional para desenvolver seu site, é importante que obtenha a ajuda deste profissional para contratar este serviço, desta maneira terá um serviço mais de acordo com o que necessita.
Vou listar abaixo as principais empresas de hospedagem, para que possa lhe auxiliar um pouco a escolha.
Caso não consiga chegar a uma conclusão a respeito, então posso te dar uma consultoria para ajudar a definir qual a melhor opção para seu caso. Se desejar entre em contato pelo whatsapp no rodapé da página.