Qual o melhor sistema para meu site? 9 Sistemas

cms site

Se essa é sua dúvida você chegou ao lugar certo, pois neste post vou lhe mostrar os principais sistemas e qual é o ideal para cada caso.

Estrutura de um site

Primeiramente é necessário entender que um site precisa de 3 itens básicos para funcionar:

  • Domínio – Endereço de acesso ao seu site, ex. www.suaempresa.com.br.
  • Hospedagem – Onde os arquivos do seu site irão ser armazenados.
  • Sistema – Pode ser um site básico em html ou um sistema prontoque lhe dê recursos ilimitados como veremos a seguir.

Neste artigo iremos abordar apenas o sistema, entretanto, o domínio e a hospedagem serão abordados detalhadamente em posts separados. Segue abaixo links para os mesmos:

Quanto ao sistema, existem várias opções, tanto de linguagens para montar um sistema próprio, assim como de sistemas prontos para uso. Para sistemas próprios as principais linguagens disponíveis no mercado são: HTML, CSS, PHP, Asp e Javascript. Já os sistemas prontos vou relacionar detalhadamente ainda neste post.

Qual tipo de site vai montar?

O tipo de site é fator decisivo na hora de escolher que tipo de sistema usar, visto que não basta ter um bom sistema se ele não atende as suas necessidades. Também não adianta ter muitos recursos se precisa de poucos, porque isso só vai complicar mais o uso e deixar o site mais pesado.

Veja abaixo as principais categorias:

  • Site pessoal – No caso de um site pessoal, talvez não haja pretenção de ganho financeiro, assim sendo, o ideal é que tenha um sistema com baixo custo, neste caso existem sistemas gratuitos que também relacionarei abaixo.
  • Site institucional – Para um site institucional, primeiramente é importante que use um sistema que lhe permita alterações necessárias e que tenha recursos profissionais, principalmente um domínio próprio (www.suaempresa.com.br), isso é essencial. Procure um custo de acordo com seu orçamento mas não use sistemas gratuitos que contenham anúncios, isso não traz uma boa impressão para seu negócio, você precisa de um site profissional.
  • Blog – Neste caso você vai precisar de um sistema próprio para blogs.
  • Loja Virtual – Existem diversos sistemas no mercado para lojas virtuais, sendo a maioria deles no regime de locação, o que pode ser vantajoso se desejar uma loja básica, mas se precisar de algo mais avançado é necessário analisar as opções.
  • Landing Page – Existem sistemas para landing pages que farão todo o gerenciamento da campanha, mas também podem ser criadas com os mesmos sistemas de um site convencional.

Principais sistemas

WordPress

Este sem dúvida é o sistema mais usado no mundo atualmente, não é sem motivo que isso ocorre, o WordPress é um sistema muito robusto podendo ser usado para praticamente todo tipo de site, desde uma página pessoal básica até um grande portal com inúmeras páginas.

Alem disso tudo é gratuito e código aberto, podendo ser instalado de forma automática nas principais hospedagens do mercado. É possível também criar um site dentro do servidor oficial (www.wordpress.com), mas neste caso a opção gratuita é limitada.

É o melhor sistema para sites que contenham Blog assim como também tem recursos para lojas virtuais, sendo também uma excelente opção para isso.

Pode ser usado para sites básicos também, mas se desejar um site veloz que atenda as exigências do Google Page Speed precisará de um profissional experiente para isso.

Joomla

Este provavelmente é o principal concorrente do WordPress, podendo ser usado para as mesmas atribuições, é difícil definir qual é o melhor, mas o Joomla pelo menos no Brasil não é tão popular quanto seu rival. O Joomla também é gratuito e de código aberto.

Também é possível instalar o Joomla com facilidade de maneira automática nas principais hospedagens, já que a instalação manual pode ser um pouco mais difícil para leigos no assunto.

Wix

Sem dúvidas ao falar em sites gratuitos sem dúvida o Wix é a opção mais simples de ser utilizada por um leigo. Para planos pagos funciona em regime de locação.

O plano gratuito atende perfeitamente para sites pessoais com menos recursos, mas também tem planos pagos para diversas necessidades.

Vale a pena conhecer, talvez seja o sistema ideal para seu caso.

Webnode

Também possui plano gratuito e é uma boa opção para utilizadores sem conhecimento técnico, assim como é possível montar o seu site com rapidez, além disso, tem muitos recursos interessantes.

O plano gratuito atende perfeitamente para sites pessoais, já os planos pagos atendem a diversas necessidades, assim como tem opção de loja virtual.

Shopify

Esta é uma plataforma especifica para lojas virtuais, entretanto é uma das mais utilizadas e pode ser facilmente configurada. Se desejar uma loja básica poderá colocar no ar sem muito conhecimento. Mas se desejar um layout mais profissional também é possível contratar um profissional para fazer as modificações necessárias.

Não possui plano gratuito, mas é possível testar gratuitamente por 14 dias.

É possível integração com marketplaces.

Loja integrada

Outra excelente opção para usuários com pouco conhecimento, sendo assim fácil de configurar e de por a loja no ar. Pode usar o layout básico ou adquirir templates adicionais, pagos ou gratuitos.

Possui um plano gratuito com numero limitado de produtos, mas dependendo do ramo de atividade pode ser suficiente para manter o negócio funcionando.

É possível integração com marketplaces.

Tray

É sem dúvida uma excelente alternativa e a pioneira em integrações com marketplaces, principalmente mercado livre, embora talvez não seja a mais utilizada atualmente.

Não tem plano gratuito, mas tem várias opções de planos, inclusive até para grandes lojas, é uma boa opção para empresas com algo fluxo de vendas.

Leadlovers

Sistema para landing pages automatizadas, é um dos mais usados. Com esta ferramente é possível não só criar as páginas mas também automatizar todo fluxo de marketing.

Klickpages

Outra das principais opções para marketing automatizado. É possível desenvolver landing pages assim como gerenciar as etapas do marketing.

E agora qual opção de sistema escolher?

São muitas opções, sendo assim necessário analisar bem para saber qual é a melhor opção para seu caso, é bom também que faça alguns testes antes de implementar uma solução definitiva.

Caso não consiga chegar a uma conclusão a respeito, então posso te dar uma consultoria para ajudar a definir qual a melhor opção para seu caso. Se desejar entre em contato pelo whatsapp no rodapé da página.

Jean Corrêa

Jean Corrêa

Leave a Replay

Posts Recentes

Follow Us

Weekly Tutorial